dimanche 8 juillet 2007

Seis


Admirável Mundo Novo


Recentemente as novas tecnologias, através da chamada técnica de clonagem, “libertaram” o ser humano do sexo e da morte. E onde nos anos sessenta o sexo havia se liberado da reprodução, através da mesma ciência via pílula contraceptiva, hoje a situação se inverte; e a reprodução é que se liberta do sexo. Essas mesmas tecnologias também desenvolveram pílulas mágicas para um lingan pos moderno deixando assim que a sexualidade finalmente seja “domada” - de certa forma “inutilizando-a”. Time is money.

O Problema da dissolução entre o que é ou não humano através da artificialização do ser vivo é: quem é que dirá o que é humano ou não ou quem é que dirá o que é real ou não?Pois se nada mais escapa do controle da manipulação, até mesmo o pensamento pode ser clonado” - como diria Baudrillard. E o controle do pensamento, da sexualidade, enfim, o controle total, globalizante, através de novas formas de fascismo, de novas formas de escravidão material ou intelectual, nunca esteve tão perto do nosso dia-a-dia, de nossa realidade. Talvez, melhor dizendo, seja a nossa realidade. Por isso que se faz necessário a sabedoria tântrica na nossa era – nessa kali yuga.

Porém sejamos francos: o que é a kali yuga? É aquilo que nós fazemos dela. Não se trata de nada abstrato, uma maldição que é lançada à terra por deuses irados; trata-se do nosso comportamento, nosso aqui e agora; o meu e o seu, e o das pessoas que compõe o planeta.

Por exemplo, fala-se de paz, mas enquanto não houver justiça social esse palavrório será vazio. Pois não pode haver paz onde não há justiça. E só há justiça entre partes iguais. Na medida em que uma parte é superior a outra, todo o conceito de justiça começa a ficar relativo. Porque a parte que possui a “superioridade” se sentirá no direito de escolher o tipo de justiça a ser feita... Alterar esse quadro é bastante difícil, é claro. Para alguns, impossível. Contudo o caminhante tântrico sabe que o seu comportamento, por mais insignificante que possa ser, influencia de alguma forma o comportamento daquele que está ao seu lado. Reforçando, contrariando ou colocando em xeque esse comportamento alheio. Pois se o mundo é uma imensa melodia, o nosso ser compõe seu ritmo e suas notas. E cabe a nós estarmos afinados, ou não, para esse concerto cósmico. Ou seria conserto?

"Quando a sociedade atinge o estágio atual no qual a propriedade confere posição, a riqueza torna-se a única fonte de virtude, a luxúria o único elo a unir homens e mulheres, a falsidade é a fonte do sucesso da vida, a cópula a única razão de deleite e quando os ornamentos externos são confundidos com a religiosidade interior estaremos atravessando a kali yuga." - Vishnu Purana (resumo do texto datado do primeiro milênio da nossa era ).